Você é responsável ou culpado?

Existe uma grande diferença entre essas duas situações, pois culpado é palavra que carrega um peso grande, sentimos mal-estar, uma espécie de impotência de ter causado aquela situação. Já a responsabilidade parece ser mais fácil aceitar; quando se diz ‘fui responsável por isso’ dá a falsa impressão de que não se carregava um peso, mas uma ação infeliz na qual facilmente se coloca no lugar do outro e diz, ‘sinto muito’, mas sem sentir um mal-estar. Já pedir desculpa é pedir para tirar a sua culpa, e isso é pesado.

Quantas são as situações que acabam mal por uma atitude impensada? Nem sempre as coisas acontecem porque foi planejado, existe, mas não é regra. Às vezes uma teimosia, um conselho ou uma visão distorcida pode levar ao abismo da culpa.

Por exemplo: é comum ver alguém dizer ‘não me sinto responsável por isso’ sem nenhum peso, mas ao dizer ‘não me sinto culpado’ até mesmo a expressão da pessoa muda completamente. Há muita diferença na palavra e na sensação que a palavra causa. Assim como as palavras têm força quando se diz algo não muito bacana, como ‘não consigo isso’, está afirmando que não consegue mesmo. Isso serve para qualquer outra palavra, como culpa e responsabilidade.

Da próxima vez que se sentir culpado avalie se realmente teve culpa ou foi responsável por aquilo. Não carregue com você o peso de uma palavra, aprenda a diferenciar e entender o real sentido daquilo que se fala ou do que se faz. Há diferenças que podem aliviar e outras que também podem te colocar no juízo dos seus atos. Por isso pense, tudo começa no pensamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s