Cadê a música popular brasileira?

A música brasileira, está perdendo há muito tempo, um time incomparável de artistas que fizeram nossa história. Quem nunca parou pra cantar e lembrar de momentos com Tim Maia, Renato Russo, Cazuza, Gonzaguinha, Elis Regina, Raul Seixas, Belchior, e agora recentemente, Luis Melodia? Será que até hoje não nasceu mais nenhum talento como eles? Nossa música hoje se resume em sertanejo e funk?  

 O que vemos são cantores solos ou bandas que cantam divinamente em inglês ! Pasmem !! Pedem coisas novas, músicas com mensagens, de qualidade, bra si lei ra. Se o cantor gravar uma ou outra música em outra língua, nada de errado, mas não me diga que quer novos talentos para a MPB que cante em inglês. Se tirarmos os funks e sertanejos da mídia, acabou a música brasileira. Não há mais artistas de qualidade como antes, não há mais um Cazuza que marcou época. Hoje o que vale é o que rende mais, essa de qualidade é jogada de markueting de alguns para não morrer na praia.  

Muitas de nossas rádios sobrevivem com músicas antigas. Por onde andam nossos Osvaldos(Montenegro), chicos, Nandos, Caetanos, Djavans, Gisl e Betânias? Quando teremos de volta nossos Cazuzas, Renatos, chorãos(CBJr), Tims e afins? Porquê nosso Rock in Rio só temos músicos Norte americanos e da nossa música aché e pouco do pop e Rock daqui? Como sediamos um evento como esse e não temos artistas para mostrar. Será que realmente não temos uns tantos escondidos, mas não encontram a oportunidade, falta um olhar, uma aposta, naquilo que temos de mais lindo na música. A melodia da MPB, as letras que encantam, a empatia do artista com o público não pela performance exibicionista, mas pela qualidade.  

 Parece brincadeira lançar artista. Vem a figura num programa de televisão, conta uma historinha, chora e arrebenta com uma verdadeira porcaria de música, e some. E assim segue. E o artista com música boa, com mensagens, será que realmente não tem? Talvez esse seja difícil de fazer sucesso num país onde a vulgaridade é que ta na boca desses jovens que estão crescendo e aprendendo como destratar uma mulher. Falam que a televisão inverte valores, mostra coisas erradas etc. e tal. Mas e a música atual que toca nas rádios mais idiotas do planeta, não ajudam na formação, na conduta de quem ouve? Os ouvintes são constrangidos pelos “locutores” ao vivo, passam por idiotas por uma audiência mais insana que já vi. 

É, resta-nos a saudade de um tempo em que a cultura era coisa séria. Ouvíamos músicas junto com nossos filhos sem medo de influenciar ao errado. Hoje, crianças cantam e dançam, (gestos obscenos) com aprovação dos adultos, toca em programas de TV, alguns até a equipe participa. Festas que tocam essas músicas, não temos nada novo para mostrar, estamos a mercê de um povo que não quer talento, querem rendimentos. Nós, nos contentamos com nossos cds e vinis antigos, assim abafa um pouco a falta de qualidade a qual somos obrigados a conviver, já que, há alguns anos só temos dois ritmos na música popular brasileira. Triste. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s