Empoderamento feminino. Afinal, o que significa isso? A palavra no dicionário quer dizer poder, estar no poder, possuir poder, autoridade, domínio sobre. Ouve-se muito essa expressão sobre as mulheres, mas estar no poder é só cargo, autoridade sobre algo ou alguém, dominar? Não concordo plenamente com isso. Em primeiro lugar, mulher empoderada é qualquer uma que esteja à frente, seja na família, na criação dos filhos, aquela que trabalha e chega em casa e ainda tem o segundo turno; ser dona de casa, sim, é essa mesma a palavra, ou será que hoje assumir o lar é vergonhoso, é pejorativo?
Quando se pronuncia essa palavra já vem à cabeça aquela mulher vestida social, poderosa, com seu look intelectual, independente financeiramente, dona da sua própria vida. Ok, é de fato, mas e as outras que cuidam e administram uma casa, às vezes até uma família toda fazendo papel de pai e mãe, além de trabalhar fora, não conta?
A sociedade passou a abominar a mulher que não trabalha fora e optou por cuidar ela mesma dos filhos, como se todas as mulheres tivessem que passar a fazer a mesma coisa, se descompromissar da sua vida particular e viver apenas na versão poderosa socialmente, sendo que seu maior poder é ser mulher.
Trabalhar fora e dentro de casa, administrar uma casa, ser mãe, mulher e ainda ter que ouvir maledicências de um machismo antigo e preconceituoso, inclusive de mulheres, ser assediada pela sua roupa, se fuma, se bebe, se é inteligente e capaz; isso tudo já é empoderamento mais do que qualquer cargo ou vantagem (que são poucas), e ainda assim é chamado de frescura.
Parabéns às mulheres de todos os patamares, de empresária a dona de casa, não existe empoderamento significativo no dicionário que classifique qualquer uma, o poder está nas mãos delas. Perceba que apenas as mulheres são capazes de fazer tudo e ainda sair plena. A força da mulher não está no músculo, está no comprometimento que assume em cada situação da sua vida, e isso só as mulheres têm. Precisa provar mais?