Por que nos relacionamentos tóxicos a mulher se culpa de algo que ela não fez? Sabemos que em relações narcisistas o autor faz com que a vítima se sinta culpada, ele transforma o seu erro em culpa para a mulher. E quando não há um narcisista na relação, como podemos identificar a mesma culpa?
Como eu disse em uma crônica passada, estamos diagnosticando comportamentos como se todas as pessoas tivessem o transtorno de personalidade narcisista, mas não é. Vamos desenrolar esta situação. O erro de uma pessoa pode passar como um pedido de desculpa, uma conversa sincera sobre algum episódio que possa ter acontecido, mas estamos falando de alguém leal em admitir seus próprios erros, será?
Que lealdade é essa se confessa um erro? Já não é leal, certo? Se errou faltou lealdade com você, mas acreditamos e passamos uma borracha como se fosse muito diferente de um relacionamento tóxico, isso não é tóxico? Ser enganada, ouvir a confissão e reagir como se fosse diferente? Você está errada, as pessoas montam palco, se mostram arrependidas, falam bonito e continuam iguais.
Normalmente, só irá perceber a farsa tempos depois, e sabe por quê? A mentira não se sustenta por meses, é apenas por alguns dias, em seguida o comportamento volta ao seu modo natural, sem perceber. É por isso que muitos casais não tomam decisões no momento, tudo fica confuso entre a verdade e a mentira, mas a verdade sempre aparece.
Quantas mulheres são enganadas pelos seus parceiros com personalidades ditas normais, mas com falta de caráter? E assim segue o jogo do amor debaixo do pano que esconde a verdadeira face de cada um. Mulheres vivendo com homens dissimulados e que não têm o rótulo de narcisista, mas machucam e desrespeitam a mulher da mesma forma. E sentem-se culpadas.
Podemos sempre superar as dificuldades, colocando-nos sempre em primeiro lugar, aprendendo que a sua vida, a liberdade, vale muito mais do que qualquer casamento no qual você não é respeitada.
Mulheres, aprendam a se valorizarem, a entender que não dependem de um homem. A mulher vive muito bem sozinha, já o homem, sempre precisará de uma mulher. Liberte-se e viva sua vida como nunca conseguiu viver antes, afinal devemos ser felizes para nós, e não para a sociedade.
Resumo impactante:
Nem toda dor nasce de um diagnóstico, mas toda falta de respeito deixa marcas. Este texto expõe a culpa silenciosa que muitas mulheres carregam quando são enganadas, manipuladas ou desvalorizadas por parceiros que não recebem o rótulo de narcisistas, mas ainda assim ferem profundamente. A mensagem é clara: amor não deve aprisionar, confundir ou diminuir. A verdadeira libertação começa quando a mulher entende que não precisa se culpar pelo erro do outro — e que sua liberdade vale mais do que qualquer relação sem respeito.