A família é o maior bem que podemos ter, é onde encontramos suporte para enfrentar os altos e baixos, amor e acolhimento. Nos tornamos adultos de acordo com a infância que tivemos; o que se carrega para a vida, é o que aprendemos nos primeiros anos de vida.
Por esse motivo, a família tem um papel fundamental. Grande parte dos problemas que enfrentamos, são decorrentes de traumas, principalmente na infância. A criança nasce pura, sem conceitos ou maldade, somos nós, os adultos que ensinamos os nossos conceitos e crenças. Por isso o alicerce deve ser muito bem pensado, os exemplos nas atitudes é que determinam o que se aprende, de nada adianta falar se os atos são outros.
Nenhuma família é perfeita, mas devemos honrar pelo básico, respeito e educação, pilares de uma vida equilibrada, e isso aprende-se em casa. Uma família desequilibrada cria filhos desequilibrados, sem rumo, sem um caminho definido, crescendo e conhecendo um mundo sem saber seu papel. É aí que os problemas começam a aparecer. E a família onde esteve que não mostrou o caminho, não estava presente?
Traumas, tristezas profundas – depressão – medos, incertezas; ninguém nasceu assim, então em que momento isso se criou? É preciso tocar na ferida para se libertar, entender os seus problemas. A família não teve a intenção de ferir, mas cada um traz consigo sentimentos diferentes uns dos outros. Dentro de uma mesma família os irmãos não são iguais, são criados pelo mesmo pai e mesma mãe, mas são pessoas diferentes, recebem uma mesma bronca, mas a encaram de outra forma, uns ferem, outros não.
Mas a base de tudo é o amor, se houver amor, carinho e respeito, já estamos a meio caminho andado para ser feliz no núcleo familiar, o resto enfrentamos com mais facilidade, entendendo que o outro não tem culpa de ter acontecido isso ou aquilo comigo. Vou entender que eu erro também, e posso reconhecer isso. Mas para que seja assim deve existir amor, o alicerce de tudo na vida, sem amor nos tronamos pessoas amargas. Liberte-se, acredite que você pode ser feliz, enterre sua tristeza, perdoe seus pais, eles só estavam tentando acertar.