Você já foi a pessoa certa para a pessoa errada? Pois é, isso acontece muito, entrega tudo e recebe nada. Por que será que algumas pessoas não valorizam o amor? Pelo meu conhecimento em estudo do comportamento, são pessoas que não receberam amor, ou viram muita coisa errada entre os pais, e o amor passou a ser um sentimento perigoso, ruim que pode trazer tristeza e medo.
Como sabemos, a infância é o marco da nossa vida, tudo o que nos acontece nessa fase levamos para a vida. Às vezes não parece ser um problema naquele momento, mas anos depois descobrimos que o excesso de autoridade do pai ou mãe, até mesmo ausência, brigas na frente dos filhos, violência, traz problemas irreparáveis na vida adulta.
Não devemos julgar e nem amenizar atitudes erradas, mesmo porque podemos fazer diferente, podemos mudar o que aprendemos e não queremos levar para a vida, mas infelizmente a maioria repete, leva como certo, e acaba por estragar a própria vida pelos erros que viveu.
Mexer com os sentimentos dos outros é tão grave quanto matar alguém, mata-se lentamente, estragando a vida do outro e deixando marcas profundas; nem todo mundo está pronto para receber migalhas enquanto dá tesouros. E se você soubesse que estragou a vida de uma pessoa, sentiria prazer ou arrependimento? Pedir perdão é digno, maldade por maldade, é juntar migalhas para o futuro, a lei do retorno, o que você deu, recebe.
Nada mais do que a velha frase. “A vida te cobra.” Todos os maldosos no mundo que sorriem hoje e acham que estão por cima, invencíveis, não sairão dessa sem pagar pelas maldades que fizeram, e mesmo assim continuam a fazer como se a vida fosse apenas isso que vivemos.
As guerras armadas pelo poder acabarão sem vencedores, e sabe por quê? Não existe vencedor no mundo, ninguém leva nada, não existe terra de ninguém, floresta, petróleo, e ninguém é de ninguém. Não se vence, é a falsa impressão de ser mais, acontece que no fim ou vira pó ou comida de inseto.
Quando pensar em fazer maldade, se coloque no lugar do outro, a empatia. Gostaria que fizessem com você? Provavelmente não, então não faça, a vida traz de volta, demore ou não, um dia planta, no outro colhe.
Há muitas maneiras de melhorar, mas é preciso querer e mudar o ciclo, as crenças familiares, e olhar para fora e conhecer outras formas de viver. Seu núcleo familiar pode ser a pior lição que teve na vida, e não precisa continuar, mudar é sempre a melhor opção.
Talvez não queira, ou ache que aquilo está certo e prefere seguir, mas pense nos outros também, o mundo não gira em torno do seu umbigo, não é como você quer, e assim como numa relação, na vida também precisamos relevar algumas coisas para viver bem. Se não fizer isso, vai remar a vida toda e nunca vai encontrar a felicidade. Esse “eu sou assim” não existe, pode mudar.