Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra. Não deveria ser dia da consciência humana?

Se todos somos seres humanos, devemos agir como um, mas, na verdade, a discriminação e o preconceito à pessoa preta não são um ato humano. Pessoas humanizadas são pessoas que respeitam o outro, os espaços, os direitos de cada um de nós, independentemente da cor. É uma exclusão que vem de séculos atrás que nem faz sentido trazer para os dias atuais. Que evolução é essa que segue a ignorância de séculos passados? O ser humano não evoluiu nada.

No passado, eram escravizados justamente pela cor, mas a lei áurea já acabou com a escravatura há muito tempo, porém o que vimos ainda hoje parece nunca ter acabado. Se a maioria da população brasileira é de pretos, por que vemos tão poucos em lugares de destaque? Se nossa saúde mental começa na infância, imagina o que uma criança preta sofre com o preconceito, bullying? Por ser julgada, discriminada pela arrogância de um branco que nem sempre tem as qualidades que o coleguinha tem?

É uma luta sem fim, assim como a pobreza, a aparência perfeita ou ser mulher! Quantas lutas ainda temos pela frente por motivos sem nexo, por ignorância de um povo que só olha para fora, nunca para dentro, sem compaixão e muito menos respeito. Até onde vai a maldade, a vontade de humilhar as pessoas sem razão alguma?

Já se colocou no lugar de alguém que sofre com preconceito de cor? A discriminação diz mais sobre você do que sobre o outro. Quanta gente branca que temos que engolir agindo com maldade, até matando por se achar no direito, sabe lá por quê.

Hoje, no Dia da Consciência Negra, pense que a consciência deve ser humana. Afinal, preto também é humano, e a consciência não tem dia. Aprenda a respeitar que a mudança acontece.

Deixe um comentário