Quem de nós não temos uma lembrança tão boa que até dói de saudade? Que vontade de que tivessem inventado um botão para retroceder o tempo, quanta coisa gostosa teríamos para reviver. Certamente não sentiríamos mais a mesma sensação de antes, o que passou, passou, aquele momento ficou só na lembrança. Por isso, não devemos ter pressa de nada, viver o momento intensamente é o que vale para uma vida.
Desperdiçamos momentos, lugares, pessoas por pura bobagem, aquilo nunca mais vai voltar ou ser igual. A moda volta, mas nunca aquela roupa que você guardou é igual àquela de agora, um detalhe aqui, outro lá e a sua roupa é ultrapassada. Reviver a saudade é bom, faz bem para a alma, não se deve viver do passado, corre-se o risco de não aceitar o presente, e muito menos o futuro.
A nossa vida é cheia de surpresas e um deslize pode deixar marcas profundas para sempre. O melhor é olhar para trás e não sentir vergonha nem arrependimento, é ter certeza de que, mesmo tendo errado, não foi por maldade, falsidade ou por ego exagerado, mas porque vamos amadurecendo com o tempo, com o que a vida nos ensina.
Uma pessoa muito querida me disse uma vez. Tem quem aprende no amor e tem quem aprende na dor. Nunca mais esqueci dessa frase, mas vejo que a maioria prefere aprender na dor, somente para não parecer bom demais, ou bobo. Imagina, bobo é quem deixa de viver o melhor da vida por pouco.
A vida passa em minutos, e não sabemos quantos minutos ainda teremos, talvez sejam incontáveis, ou estejam no fim. Quem sabe? O coração pulsa a vida, mas o que te faz ser alguém é sua mente. Como anda a sua, funciona para o bem ou para o mal? Não dizem que tudo o que se faz volta em dobro? Então, prefira o bem, assim tudo de bom receberá também, já o contrário. Todo mundo sabe.
Amadurecer não é a idade, mas sim a vivência e a maneira como se enxerga a vida que antes não via, parar para pensar antes de agir ou falar besteira, se autovalorizar; e isso não é egoísmo, é aprender a ser respeitado. Saber sair de um ambiente que não lhe agrada sem ser deselegante, falar o necessário, se valer a pena. Ser dono da sua vida, mas sem desrespeitar o outro, somente saber o que quer e aprender a dizer não.
Ter seus direitos e deveres, saber seus limites e dos outros também, ouvir o seu coração, trabalhar com o que gosta e não para ganhar mais dinheiro, não se expor demais, e tampouco se preocupar com o que falam sobre você, se falam é porque incomoda. Viva sua vida no silêncio, ninguém precisa saber dos seus planos, isso é entre você e Deus. Só ele sabe o seu caminho, para onde vai. E tenha certeza. O que é seu já estava escrito, e ninguém vai tirar, a menos que você permita.
Acho que não vai fazer isso, ou vai?