A noite de Natal

Estamos a quatro dias do Natal, e como essa data mexe com a gente. É uma mistura de sentimentos e lembranças que vêm à cabeça nesta época inexplicavelmente. É uma data em que as pessoas sentem verdadeiramente o amor e a emoção como nunca. Mas será que nossos sentimentos nos sabotam?

Existem pessoas que não gostam ou não têm a tradição de comemorar o Natal, é uma questão familiar. Já outras famílias fazem questão de reunir todos para essa confraternização de fartura – não para todos, sabemos –, emoção e felicidade mútua.

Como tudo na vida, a tradicional ceia de Natal tem uma regra a ser seguida quase sempre, começando pelas comidas. Não pode faltar o peru, o tender cravado de cravo da índia, maionese com maçã, arroz com uva passa, doces e presentes. Uma comemoração de comilança, bebida e magia.

As crianças gostam pelos inúmeros presentes que ganham e ficam ansiosas para que chegue logo, e o Papai Noel, diz a lenda, é quem traz. Uma lenda que passa de geração para geração iludindo as crianças, que ouvem que se forem boazinhas o ano todo ganharão presentes. A primeira mentira que aprendem. Não foi boazinha o ano todo, mas ainda assim ganhou presentes.

Entretanto, a verdadeira comemoração não é dita, apenas nos enfeites, na árvore que simboliza a chegada do menino Jesus, mas que não é falada. Nessa, o Papai Noel sai disparado na frente, e a realidade é o consumismo, os presentes que esperam o ano todo.

Para os adultos resta apenas levar a tradição sabendo o quanto custa aquela linda noite com a família reunida, passando algumas horas num ambiente decorado e servido com as comidas típicas e a emoção que carrega.

Eu mesma tenho lindas lembranças dessas noites de Natal em família, e trouxe para os meus filhos, que também adoram este momento, continuo com as comemorações e, certamente, eles continuarão. A emoção não pode parar, embora muita coisa mude ao longo dos anos. As crianças crescem e nós envelhecemos, outras crianças nascem e a roda viva da vida continua, com chegadas e partidas e lembranças e saudades.

Que o seu Natal seja uma noite mágica e cheia de emoção, que seja um dia de reflexão; ouça o seu coração – e traga de volta a pureza da criança que vive em você e se permita sentir a mesma emoção e ansiedade que te trazia naquelas noites em que tudo era lindo e feliz. Sinta, se emocione, deixe por alguns minutos a sua rigidez adulta do lado de fora te esperando para depois que o dia 25 de dezembro for embora, mas não passe esse dia sem reviver a alegria da criança que você foi um dia, e reviva esse momento.

Feliz Natal a todos

Deixe um comentário